2001 A 2010
15 de abril de 2020
  • 2011

É concluído o restauro do painel Alegoria das Artes, de Di Cavalcanti, marco da fachada do Teatro. A iniciativa recebe o prêmio de melhor projeto de preservação de bens imóveis pelo IPHAN no ano seguinte. A temporada traz a Orquestra do Festival de Budapeste com participação do violinista József Lendvay e do pianista Dejan Lazić, além da Filarmônica de Rotterdam e da Sinfônica do Porto.

 

  • 2012

A Sociedade de Cultura Artística celebra 100 anos de existência reafirmando sua vocação histórica em contribuir com a música e os grandes artistas de sua época. De abril a novembro, esta temporada traz ao palco da Sala São Paulo uma programação cheia de estrelas, como a Orchestra del Maggio Musicale Fiorentino, sob regência de Zubin Mehta, e a Orchestre National du Capitole de Toulouse, dirigida por Tugan Sokhiev, Lang Lang, Nelson Freire, Sol Gabetta, Joyce DiDonato e Renée Fleming, além do Balé Béjart, que se apresenta em evento comemorativo do centenário.

 

  • 2013

Entre muitas atrações de peso, duas recebem todas as menções de público e crítica: após mais de 20 anos de ausência nos palcos da América Latina, a Orquestra Real do Concertgebouw de Amsterdã faz dois concertos sob a regência de seu maestro titular, Mariss Jansons, além de um concerto gratuito ao ar livre na plateia externa do Auditório Ibirapuera.

A Orquestra Simón Bolívar, sob a regência de Gustavo Dudamel, é o outro destaque do ano com seus dois concertos extras na Sala São Paulo e mais um ensaio aberto a estudantes.

Foto: Izilda França

 

  • 2014

O ano começa com o pianista Nelson Freire, seguido da Orquestra Sinfônica da Rádio da Baviera, em apresentações com a Sala São Paulo lotada. A mezzosoprano Joyce DiDonato e o contratenor Philippe Jaroussky, acompanhado do Ensemble Artaserse, se destacam como formações menores que arrancaram aplausos da plateia. Mais de 6 mil pessoas foram beneficiadas por atividades educativas ao longo da temporada por meio de masterclasses, ensaios abertos ou pela distribuição de ingressos socioeducativos, e uma nova parceria com a Fundação Magda Tagliaferro é estabelecida. A Cultura Artística passa a apoiar o tradicional programa de bolsas de estudos da instituição, além de participar da gestão de seu acervo.